A cidade de Moura

#amoalentejo

Nas palavras de Joaquim Costa, um poeta da cidade, Moura é um "Oásis verdejante" no seio de um mar de "searas douradas". 

Os jardins frescos por onde alastra a luz ardente do Alentejo, a água límpida das fontes milagrosas, a simplicidade e sabedoria das suas gentes, testemunhas vivas de tradições seculares, são por si só uma promessa de tranquilidade e acolhimento.

Puro Alentejo

A cidade de Moura está rodeada pelos concelhos de Barrancos, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Portel, Vidigueira e Serpa. Localiza-se a 58 km de Beja, a 12 Km da Barragem de Alqueva, a 79 km de Évora, a 200 km de Lisboa e a 190 km de Sevilha.

A Herdade da Contenda com 5 000 hectares, é a maior reserva de veados existente em Portugal. As potencialidades cinegéticas e ambientais do concelho constituem, aliás, uma das suas maiores riquezas, juntamente com a construção de uma das maiores centrais solares do mundo no Concelho, transformou Moura num centro mundial de energia solar.

Quanto à gastronomia, Moura distingue-se pela qualidade do seu mel, queijo, vinho, azeite, pão e enchidos e, no artesanato, na cestaria e no ferro forjado.